Oct - 14 - 2015

O Estado turco e a OTAN são responsáveis

No último sabádo dia 10/10/15, um horrível massacre ocorreu em Ankara, capital da Turquia. Mais de 100 pessoas foram assassinadas e 400 feridas pelas bombas que explodiram em uma mobilização a favor da paz, organizada pela esquerda, sindicatos, kurdos e setores democráticos. Este acontecimento brutal ocorre a apenas três semanas das eleições nacionais de novembro, nas quais o partido de Erdogan -o governante Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP)- quer atingir maioria absoluta.

Para isso, o governo lança há meses uma sangrenta ofensiva contra as populações kurdas, em uma grande provocação que tem por objetivo desencadear uma guerra civil. Desta maneira pretende deixar os kurdos e a esquerda fora das eleições. Os atentados de hoje se inscrevem na mesma lógica. Não é a primeira vez que ocorrem: neste mesmo ano os ataques de Suruc mostraram ao mundo a brutalidade das provocações contra los kurdos.

Não é casual que os atentados ocorreram contra uma enorme mobilização popular pela paz, e mais ainda, se deram no mesmo dia em que as guerrilhas kurdas estavam anunciando o cessar fogo unilateral com o objetivo de favorecer a realização das eleições de novembro. Os atentados constituem uma enorme provocação que busca evitar uma estabilização da situação. Ao contrário, o objetivo dos atentados é impor um clima de terror e desmobilização, que favoreça o governo reacionário turco.

Denunciamos que por trás destes ataques está a mão do próprio Estado turco. Foi o governo do AKP que abriu as comportas do país ao “Estado Islâmico”. Sob o nariz das “forças de segurança” turcas se organizou todo tipo de células terroristas. Mais ainda, é o próprio Erdogan e seu partido islamista quem instiga o ódio contra os kurdos. Recentemente, o aparato do partido do governo participou de uma autêntica “noite dos cristais quebrados”[1], bandos fascistas se dedicaram a incendiar e destruir em todo o país os locais do Partido Democrático dos Povos (H.D.P.) – o partido pró-kurdo de esquerda.

Este é também o tom dos meios de comunicação afins do governo de Erdogan, meios que há anos instiga o ódio contra os kurdos. Campanha que teve seu pico depois dos triunfos dos kurdos em Kobane contra el Estado Islâmico e depois que o partido H.D.P. obteve 13% dos votos nas últimas eleições. É também no mesmo sentido que se colocam as ofensivas das forças armadas turcas contra as populações kurdas, causando destruição e morte ao redor.

Por todas estas razões falamos com toda clareza que o governo do AKP de Erdogan é o responsável por este massacre.

Denunciamos também a cumplicidade de la OTAN, organização militar que pertence o Estado Turco, cujo silêncio diante de Erdogan lhe dá carta branca para a sua política terrorista. Mesmo Erdogan facilitando a instalação do “Estado Islâmico” em suas fronteiras e lançar desde ali seus ataques à Síria, os países da OTAN declaravam “terroristas” somente as organizações dos kurdos… que lutam contra o E.I.

 Solidariedade internacional às vítimas dos atentados!

Defesa das liberdades democráticas, contra los ataques fascistas!

Barrar os ataques aos kurdos, o Partido Democrático dos Povos (H.D.P.), e a esquerda em geral!

Direito à autodeterminação do povo kurdo e de todas as minorias oprimidas!

Abaixo o governo assassino e reacionário de Erdogan!

Dissolução da OTAN cúmplice do terrorismo!

 [1] La “Kristallnacht” ou “noite dos cristais quebrados” se desenvolveu na Alemanha nazista em 1938. Ali as tropas fascistas «quebravam» os cidadãos judeus e suas propriedades, diante do olhar cúmplice das autoridades.

Declaração da Corrente internacional Socialismo ou Barbárie, 10/10/15

Categoría: Português