Abr - 28 - 2017

Depois de décadas, podemos realizar uma Greve Geral massiva no Brasil. Assim, esse 28 de Abril, a depender da sua radicalidade e continuidade, pode mudar a correlação de forças entre as classes e frear a ofensiva reacionária de Temer.

A ofensiva governamental/legislativa tem no congelamento dos gastos sociais e na generalização da terceirização da força de trabalho suas principais vitórias até o momento. Mas, a burguesia quer ir mais fundo! Nessa semana, o governo conseguiu aprovar na Câmara a “reforma trabalhista”, que terá ainda que ser votada no Senado, e se articula para fazer avançar a “reforma da previdência”.

No entanto, as contradições se ampliam em todos os aspectos: o desemprego não cede, a bronca com a oligarquia política e os endinheirados aumenta e a impopularidade do governo usurpador aumenta de forma insustentável. Além disso, o debate critico contra as “reformas do governo” instalou-se de forma irreversível entre amplos setores de massa.

Greve Geral pode mudar definitivamente a situação

No que pese as contradições superestruturais, o que pode mudar de fato a correlação de forças entre as classes é a mobilização massiva, radicalizada e permanente dos trabalhadores. Nesse sentido, a greve geral desse 28A pode ser o elemento decisivo de viragem da situação política.

Diante da profundidade e extensão dos ataques e da crescente resistência pela base, a burocracia dirigente das maiores centrais sindicais foi obrigada a realizar uma convocação unitária da Greve Geral. Mas, sabemos que não podemos confiar um só instante na burocracia da CUT, Força Sindical, CGT e CIA, pois irão negociar com o governo ajustes secundários nas contrarreformas para dividir os trabalhadores e desmobilizar a resistência.

Para contrabalançar as manobras da burocracia é necessário contribuir para generalizar e coordenar a organização de base que está ocorrendo por todo país. Nesse sentido, a adesão de base e as atividades que estão sendo organizadas em praticamente todas as cidades é um dado extremamente animador.

Essa Greve Geral será para valer! Pode criar as condições para a construção de uma Greve por tempo indeterminado, derrotar Temer, suas contrarreformas e impor uma saída política e econômica dos trabalhadores.

Fora Temer

Derrotar todas as contrarreformas

Pela organização independente e de base da classe trabalhadora

Eleições Gerais e uma Constituinte imposta pela mobilização

Socialismo ou Barbárie Brasil

Categoría: Português Etiquetas: