Brasil bajo Lula

 

Alerta para concentração de ricos no brasil

Enviado por ESPSOC, 17/05/04
Fonte: www.informes.org.br 

Cinco mil famílias - menos de 0,01% das famílias brasileiras, concentram 45% das riquezas do país. Essa é uma das revelações do livro Os Ricos no Brasil, O autor do livro, o secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo e professor da Unicamp, Márcio Pochmann. O professor rastreou a trajetória de famílias ricas no Brasil desde o século XVIII. Naquela época, os 10% mais ricos no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, concentravam 68% da riqueza nacional. No fim do século XX, a riqueza acumulada nas mãos dos 10% mais ricos no país alcançava a marca dos 75,4%.

Pochmann demonstra que a riqueza é preponderante em certas regiões. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília abrigam oito de cada 10 ricos brasileiros. Só São Paulo responde por quatro de cada grupo de 10 ricos. "O novo padrão de riqueza fortalece quem tem relação com o sistema financeiro", constata.

O professor destaca ainda que o padrão de exclusão no Brasil se manteve imutável desde a era colonial. Ele defende a realização de reformas fundiária e tributária para a descentralização da riqueza no Brasil. E cita o exemplo da cidade de São Paulo, onde a prefeita Marta Suplicy (PT) instituiu o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano Progressivo) progressivo. "Um milhão de pobres foram isentos da taxa, enquanto houve um aumento considerável do IPTU dos mais ricos", lembra.

Volver