Brasil bajo Lula

 

Governo Lula tem pior aprovação desde a posse, aponta pesquisa

Por Ricardo Mignone
da Folha Online, em Brasília, 26/03/04

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta sexta-feira, aponta que o índice de aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva caiu de 66%, em dezembro de 2003, para 54%, em março deste ano. O de desaprovação subiu de 25% para 39% no mesmo período.

A margem de erro da sondagem é de 2,2 pontos percentuais para baixo ou para cima.

O índice de confiança no presidente Lula, embora alto, teve uma queda de nove pontos percentuais. Caiu de 69% para 60%. O número dos que disseram não confiar no presidente passou de 26% para 36%.

Boa parte da queda, segundo o Ibope, está associada à evolução da economia. O instituto avalia que o cenário de pessimismo moderado identificado na pesquisa de dezembro evoluiu para um quadro de forte pessimismo, principalmente em relação a questões como desemprego, inflação e renda.

De acordo com a pesquisa quase dois terços da população (63%) desaprova o desempenho quanto ao combate ao desemprego. Nas capitais esses números chegam a 70%, contra 23% de aprovação.

Depois da questão do desemprego, aparecem como prioridades a melhoria dos salários (21%),o controle da inflação (11%) e a melhoria das condições sociais (8%).

Caso Waldomiro

Os acontecimentos políticos relacionados ao caso Waldomiro Diniz também tiveram impacto negativo na avaliação do governo, segundo o Ibope. Na recapitulação das notícias sobre os principais fatos do governo, 12% apontaram o caso do ex-assessor do Planalto, 10% a proibição dos bingos, 4% ação do governo para barrar a CPI, 3% a compra do avião presidencial, 2% as decisões do Banco Central sobre juros e 2% o aumento da contribuição previdenciária.

A grande maioria (67%) se dividiu entre os que não opinaram, não souberam citar um fato ou apontaram outros assuntos.

Bingos

A maioria da população (53%) concordou com a decisão de fechar os bingos porque os donos dessas casas usam o jogo para lavar dinheiro ilegal. Já para 36%, o governo teria agido de maneira equivocada, porque "milhares de pessoas ficaram sem emprego".

O Ibope ouviu 2000 pessoas em 151 municípios, entre os dias 20 e 25 de março.

Volver