Dic - 6 - 2015

Nenhuma confiança no governo estadual, suspenção ou decreto vazio não é revogação do projeto

Uma nova geração de lutadores vêm surpreendendo o poderio bélico de repressão do estado de São Paulo e enfrentando o governador ditador Geraldo Alckmin, com muita disposição de luta e resistência os estudantes estão ocupando centenas de escolas seja no centro da cidade ou na periferia onde a repressão policial ocorre de maneira mais severa e desproporcional.

Esta mobilização ganhou uma importância tamanha que já foi “exportada” para o interior do Estado e até mesmo fora do Estado como é o caso do Mato Grosso. E tem colocado em cheque um verdadeiro feudo eleitoral dos tucanos. Essa juventude inspirou-se nos movimentos experiência na rebelião de junho de 2013, onde parte desta juventude estava nas ruas do país ou até mesmo acompanhado por meio da imprensa burguesa os grandes protestos contra os aumentos das passagens ou contra os gastos para realização da Copa do Mundo. Foi neste momento que aprenderam métodos de luta direta como enfrentamento com a polícia e fechamentos de rua e avenidas.

Nós dos Professores em Movimento e a juventude JÁ BASTA! estamos ombro a ombro com os estudantes secundaristas, na Escola Estadual Maria Osório Teixeira vemos um exemplo de luta que emociona, em poucos dias os estudantes instituíram uma organização interna que impressiona, levando a inspirar outros colegas de outras escolas como foi o caso da ocupação da escola vizinha a esta a EE João Batista (JB) que recebe todo apoio e solidariedade dos mesmos. A primeira escola foi tomada pela indignação dos estudantes seus pais e professores contra o fechamento das turmas de Ensino Médio e a segunda pela transferência do Ensino Fundamental e tanto o Maria Osório como o JB não estão dispostos a recuar até conseguirem vitória completa.

A caminho da vitória

Após quase um mês de mobilização a juventude secundarista do estado de São Paulo impôs uma derrota mesmo que momentânea ao governo de Geraldo Alckmin e seu secretario de educação. A queda do secretário de Educação Herman Voorwald foi a primeira grande vitória do movimento há anos um evento não tinha tal impacto sobre a burocracia governamental. A cada dia que vem crescendo as ocupações e conseqüentemente o aumento da repressão da policial e institucional por parte da burocracia das Unidades Escolar, e Diretorias de Ensino, no entanto, não há nenhuma perspectiva de recuo por parte dos estudantes.

Assim, inicia-se um processo de desgaste tanto por parte do Governador Alckmin como dos seus capachos da educação. Perceberem que somente a repressão e assédio não são suficientes para obstruir ou impedir a luta dos estudantes. Mandados de reintegração de posse emitidos pelo governo e burocracia locais são impedidas pela justiça, pais de alunos ocupam escolas juntos com os mesmo, universidades e entidades renomadas e artistas enviam poiam e se posicionam contra a medida do governo, até mesmo a imprensa burguesa não mais como negar a legitimidade das ocupações. Uma vez, que toda a população de uma maneira ou de outra percebe o quanto tal medida, não foi pensada pedagogicamente e afetará a vida das pessoas de maneira negativa além não contribuir em nada para melhoria da educação.

A tática utilizada pelo governador do estado há dias atrás foi de aumentar a repressão a juventude e elaborar um plano a desqualificar e associar o movimento a organizações políticas para assim isolar o movimento e evitar o crescimento em outras cidades uma tática que não tem funcionado. A justiça burguesa que a mais de vinte anos esteve a serviço do governo do PSDB no estado, rejeita os pedidos de desocupação das escolas e têm questionado a capacidade de negociação dos representantes da secretaria da educação e o próprio projeto de Reorganização do ensino.Tal desgaste levou o governador Geraldo Alckmin retirar também o chefe de gabinete e o secretario de segurança das ultimas negociações com os estudantes, pois já não havia mais nenhuma chance de negociação se não fosse o recuo da implementação do projeto.

Lutar até a revogação definitiva do projeto!

Nesta última sexta feira 04 de Dezembro um dos representantes mais truculentos do estado o próprio governador não encontrou outra saída a não ser a suspensão do projeto de Reorganização da rede estadual de ensino. E veio em rede nacional explicar como uma juventude compostas por estudantes secundaristas em sua ampla maioria menores de idade e crianças estavam resistindo ao maior aparato de repressão do país e não demonstrava nenhuma intenção em recuar mesmo após uma semana de ocupações das principais ruas e vias do centro da cidade de São Paulo. Não dava mais para o governados se esconder atrás da mesa, diante dos atos diarios e paralisação das principais avenidas e rodovias da cidade com coberturas ao vivo pela imprensa.

Trata-se de um recuo importante mas ainda não é uma vitória categoria. Pois não é atoa que o governador possui a alegoria de ser como Pinóquio ou seja, por mentir e falsear a realidade, sua medida não foi revogar por tempo indeterminado o projeto mas apenas suspendê-lo por enquanto para desengavetá-lo a qualquer momento, assim que os estudantes saírem da luta. Condicionou apresentar um projeto no próximo dia 09 de dezembro, durante a realização de uma audiência pública para debater o projeto a ser realizada no Memorial da América Latina. Ao nosso ver isto a comunicação do governador é uma manobra para dispersar e esvaziar o movimento e comprometer os estudantes e seus familiares a abrir um canal de diálogo favorável com o governo.

É preciso continuar em luta! Ainda não se trata de uma vitória definitiva o simples fato do anúncio do governador e seu decreto não garante que será revogado em definitivo o projeto. Assim é necessário manter todas as ocupações nas escolas. Nenhum recuo até a concretização de que todos os estudantes serão mantidos em suas escolas e que não haverá nenhum tipo de represália aos jovens lutadores e aos professores envolvidos na mobilização.

Severino Ramos, Professores em Movimento e Juventude JÁ BASTA! 05/12/2015

Categoría: Português