Jul - 24 - 2016

Companheiros, estamos presentes nesse Ato para saudar o passo que estão dando no sentido de formar uma nova organização socialista revolucionária que tem como perspectiva contribuir com a renovação da esquerda socialista no Brasil.

Como tínhamos colocado há algumas semanas, o surgimento desse grupo de companheiros e companheiras que subscrevem o Manifesto é um acontecimento que transcende os diretamente envolvidos e a escala nacional, pois coloca a possibilidade de um autêntico processo de recomposição da esquerda revolucionária em um dos países mais importantes da América Latina e do mundo.

Em linhas gerais temos muito acordo com os companheiros nos principais balizamentos apresentados no Manifesto: 1) apontam a necessidade premente de realizar uma profunda reflexão crítica sobre as lições deixadas após a queda do Muro de Berlin e pelas revoluções do século XX e 2) rompem com o sectarismo político e a autoproclamação organizativa no âmbito da política nacional.

Pensamos que em momentos de crises e viragens históricas é necessário superar as fórmulas ultrapassadas e resgatar criticamente as lições deixadas pelo marxismo clássico. Para nós, a retomada crítica do marxismo revolucionário é a base sobre a qual devemos nos apoiar para corrigir equívocos, superar lacunas e balizar nossa reelaboração programática.

Estamos fazendo há algum tempo o esforço no sentido da necessária reelaboração teórica a partir da revisitação crítica dos clássicos e da nossa própria experiência política. Mas, dentro dos limites políticos e organizativos nos quais os agrupamentos revolucionários se encontram hoje, sabemos que nenhuma corrente ou organização pode sozinha cumprir com essa imensa tarefa.

Por outro lado, e não menos importante, os companheiros apontam em seu Manifesto que vivemos no Brasil uma profunda crise recessiva, a falência de um governo de colaboração de classes e a ofensiva reacionária burguesa através da “manobra parlamentar” materializada em um impeachment que tem por objetivo provocar retrocessos históricos nas condições de vida e de organização dos trabalhadores.

Nesse sentido, romper com a orientação sectária, economista e autoproclamatória manifesta na formulação totalmente descabida para o atual cenário brasileiro de “Fora Todos” é decisivo para destravar a possibilidade de diálogo com os trabalhadores e a juventude. Diálogo esse que se faz apoiando e impulsionar a luta contra a ofensiva política reacionária, as contrarreformas, as manobras e traições burocráticas e, também, atuando para que os trabalhadores lutem em meio à crise por uma saída política própria.

Pensamos que ao assumir o eixo político nacional de “Fora Temer, Eleições Gerais e Por uma Frente de Esquerda”, os companheiros do Manifesto contribuem para combater a fragmentação sindical, permitindo que a CSP-Conlutas intervenha e dispute setores dos trabalhadores nas duríssimas lutas que estão por vir, e política, através da conformação de frentes de esquerda entre o PSOL, o PSTU e o PCB com o objetivo de realizar campanhas verdadeiramente socialistas e que se coloquem a serviço das lutas.

Ou seja, a ruptura política dos companheiros abre a possibilidade de acesso político e sindical a setores mais amplos dos trabalhadores e da juventude através de táticas frentistas, de unidade de ação, de exigências e denúncias à burocracia.

Sabemos que todos os agrupamentos revolucionários no Brasil e no mundo têm uma longa jornada político-organizativa para que possam se estabelecer como organizações que sejam fatores determinantes na luta de classes. Mas, queremos parabenizar os companheiros pelo importante passo que estão dando hoje ao fundar essa nova organização. Pois, sem dúvida, ela poderá contribuir de forma importante para a recomposição do socialismo revolucionário no Brasil, na América e no mundo ao continuar avançando teórica, política e organizativamente.

Para finalizar, a corrente Socialismo ou Barbárie se coloca de forma respeitosa e fraterna para encararmos as tarefas de elaboração e intervenção política através do intercâmbio de textos, seminários, publicações e demais formas de elaboração e atuação comuns, isso tudo com a perspectiva ampla e generosa de pensar e atuar no sentido do reagrupamento das correntes revolucionárias.Saudações socialistas revolucionárias.

Por Corrente internacional Socialismo ou Barbárie, 23 de julho de 2016

Categoría: Videos y fotos Etiquetas: , , ,